Indie Lisboa 2010 (1)


O Indie Lisboa, festival internacional de cinema independente, deste ano começou na quinta-feira, dia 22 de Abril. O dia de abertura é sempre complicado, em termos de bilhete, por isso só "atacámos" a questão a partir do segundo dia de festival. E este ano até houve direito a comprar caderneta de bilhetes, por isso vai ser mesmo bem aproveitado (pelo menos, assim o espero).
Para começar em beleza, dose tripla de filmes, todos seguidinhos! O melhor foi mesmo fazer a ginástica entre as 3 salas (sim, porque foram todos em salas diferentes), com intervalos de cerca de meia-hora... Mas conseguimos!

O primeiro filme passou no Cinema São Jorge, às 19h:

"When You're Strange", documentário de Tom DiCillo (2009).


Como facilmente se percebe pelo título, este documentário é sobre a carreira dos The Doors. É narrado por Johnny Depp, e "segue" a banda desde o início, quando os diferentes membros se conhecem, até ao fim, trazido pela morte de Jim Morrison, em 1971. É engraçado perceber a cronologia das criações da banda, com diferentes estilos, acompanhar os problemas que foram surgindo devido à dependência de Morrison em relação às drogas e ao álcool. Por outro lado, é interessante ter esta perspectiva quando se conhece o filme de Oliver Stone ("The Doors", 1991), porque há pontos comuns, mas também toda uma visão muito diferente da dinâmica da banda. Fica a certeza (e a saudade...) de que The Doors foram uma banda sem igual, tendo deixada uma marca importantíssima na iconografia dos últimos 50 anos.

O segundo filme passou no Cinema Londres, às 21h15:

"La Reine des Pommes", de Valérie Donzelli (2009).


Tudo começa com Adèle a ser deixada pelo seu namorado de longa data, e amor da sua vida, Mathieu. A jovem fica desesperada e não sabe como há-de continuar com a sua vida. Sem sítio para onde ir, acaba em casa de uma prima rabugenta, que a aconselha a ver outros homens para esquecer o seu grande amor. Assim, vai conhecendo vários amantes, mas em todos eles vê a imagem de Mathieu, que não a abandona.
Esta é a grande piada do filme, uma vez que é o mesmo actor que desempenha todos os papéis (coisa que eu só percebi quase no final...). Gostei do facto de o filme ser, maioritariamente, filmado no Parc Montsouris e zonas adjacentes, que é um lugar de Paris do qual gosto particularmente.

O terceiro filme passou no Cinema City Classic Alvalade, às 23h30:

"Radio On", de Chris Petit (1979).


Se calhar, três filmes seguidos foi um pouco demais. Este "Radio On" talvez não fosse, também, o melhor filme para ver a esta hora... O filme tem uma narrativa algo parca, em que os diálogos são coisa rara. É engraçado, porque, sendo co-produzido por Wim Wenders, mantém algum espírito do realizador alemão. A fotografia, a preto-e-branco, é fenomenal. Mas a hora já ia adiantada e o sono era muito! Por isso, a viagem de um DJ de Londres até Bristol para perceber o que se passou com o irmão (que morreu), acompanhado de uma excelente banda-sonora, passou-me um bocadinho ao lado...

Sem comentários: